MAIS PS, ACREDITAR NO FUTURO!

Comissão Política Concelhia de Santarém:cpc.ps.santarem@gmail.com


11/21/2006

“A nossa tarefa não é atribuir culpas pelo passado, mas definir o rumo do futuro” - John F. Kennedy

Na última reunião do executivo fui informado pelo vereador Ramiro Matos – o Presidente não esteve presente na reunião onde se aprovou a antecipação de 15 anos de receitas da EDP – que os projectos para a realização de obras de saneamento básico tinham sido devolvidos pela CULT porque não existia deliberação da Assembleia Municipal, e não porque o Presidente da Câmara os tivesse formalmente solicitado. Como tinha uma informação diferente insisti na clarificação desta questão. Foi taxativo: “A CULT é que as devolveu por não existir deliberação”.

Depois disso, na 5ª feira seguinte em plena Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara terá dito que “se não fosse ele ter solicitado os projectos no âmbito do processo Águas do Ribatejo nunca saberia que faltava a deliberação da Assembleia Municipal”. Ou seja alguém está a mentir!

Segundo os dados de que disponho, o que aconteceu foi que o Presidente da Câmara Municipal de Santarém ordenou - o termo foi mesmo este, não custava nada ter solicitado, quem exerce cargos que lhe conferem alguma autoridade deve ser educado! - que lhe fossem dirigidos todos os projectos, concursos e adjudicações que tivessem a ver com o saneamento básico. Isto sem deliberação do executivo municipal e sem qualquer informação prestada ao órgão máximo do poder executivo do Concelho. Negligência, ignorância, irresponsabilidade ou incapacidade?

Independentemente das mentiras, os factos são os seguintes:

Se a empresa Águas do Ribatejo ainda não está constituída, tal deve-se às posições públicas assumidas pelo actual Presidente de Câmara, que tudo tem feito para que a empresa não se constitua. Isto com graves prejuízos para o Concelho de Santarém e para a Região. Resta saber quem é que fica a ganhar! A quem quer o Presidente da Câmara Municipal entregar os Serviços Municipalizados de Santarém e o saneamento de Santarém?

O processo de constituição da empresa Águas do Ribatejo está atrasado. A CULT avançou e bem, adiantando-se enquanto decorria o processo de constituição da empresa intermunicipal (51% do capital é detido pelas Câmaras Municipais) para conseguir mobilizar os meios financeiros ao seu dispor e para permitir que os procedimentos burocráticos não impedissem o cumprimento dos cronogramas de investimento.

Em Santarém estava previsto realizarem-se entre 2006 e 2009 investimentos no valor de 30 milhões de euros (6 milhões de contos). Um ano já se foi! Ora, se a empresa já estivesse constituída nem a recente deliberação da Assembleia Municipal seria necessária. No entanto, sendo a mesma necessária para a CULT prosseguir com os investimentos, substituindo-se à empresa Águas do Ribatejo e sendo este processo de investimento o mais importante que o Concelho terá neste mandato não seria primordial conhecer-se o processo a fundo logo que se tomou posse? Das duas uma: ou não se quis saber, ou soube-se e nada se quis fazer!

Manipular a população atirando culpas para o passado (repare-se que a deliberação do executivo anterior é de Março de 2005 e a da Assembleia Municipal é de Novembro de 2006 – 20 meses), quando já passaram mais de 12 meses deste mandato é no mínimo cobardia política.

Outros projectos de desenvolvimento do Concelho têm sido atrasados, mas esta é uma questão importante demais para marcar passo e atrasar o desenvolvimento do Concelho!
Graças às medidas tomadas no mandato anterior e ao trabalho da CULT é possível ter hoje os projectos de saneamento de Almoster, Póvoa de Santarém/Verdelho, Alcanede, Alqueidão do Rei e Abrã, entre outros
Não tenho problemas pessoais e políticos pelo facto de outros que ainda nada fizeram pelo Concelho de Santarém receberem louros pelos projectos e obras do passado. O ciclo de vida é assim mesmo e nesta roda em que nos encontramos nem sempre ganham os melhores e perdem os piores. Só gostaria que o Concelho ganhasse!

Há quem seja mestre a manipular a comunicação social. Há até quem dê aulas sobre estas matérias. A este propósito e para reflexão aqui ficam as palavras de Boaventura Sousa Santos “Acresce que as possibilidades de manipulação dos media nunca foram tão grandes como contrapartida do imenso mercado mediático em que a política se transformou. Nestas circunstâncias tornou-se mais fácil e mais necessário mentir sempre que a manutenção do poder está em causa. E pelas mesmas razões, tornou-se cada vez mais difícil encontrar jornalistas e órgãos de comunicação social dispostos a fazer investigação séria que contrarie com fundamento as versões oficiais”

Por ultimo, apenas a demonstração pública da satisfação que tive pelo congresso do PS se ter realizado em Santarém. E no CNEMA!


Rui Pedro de Sousa Barreiro

Sem comentários: