MAIS PS, ACREDITAR NO FUTURO!

Comissão Política Concelhia de Santarém:cpc.ps.santarem@gmail.com


5/18/2007

Parabéns Académica

  1. Comemora a Associação Académica de Santarém os seus 75 anos. As Bodas de Diamante da “Briosa” Scalabitana, Medalha de ouro da cidade, Medalha de Mérito Desportivo, Medalha de Bons Serviços Desportivos e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, devem ser devidamente realçadas. Ao longo de todos estes anos muitos foram os atletas, treinadores, dirigentes e amigos da Académica que contribuíram para os seus sucessos. Neste ano de comemoração e em termos desportivos, os êxitos também ajudaram a fazer a festa. E se é tempo de festejar também será tempo de agradecer a todos os que conseguiram este enorme feito de manter acesa a chama do associativismo desportivo, com uma componente sócio-educativa muito forte durante tantos anos. O meu desejo pessoal é que seja possível continuar a trabalhar ajudando os nossos jovens a tornarem-se homens de corpo inteiro. Sinceramente, esperava que nestas bodas de diamante tivesse sido possível oferecer um presente à Associação Académica de Santarém. Infelizmente, não me foi possível concretizar um sonho de ver concretizada a cedência, na Quinta do Mocho, de um dos campos relvados que a Autarquia deveria ter concluído em 2007. A actual gestão municipal decidiu cancelar o projecto da Quinta do Mocho, alterar a sua vocação e supostamente fazê-lo noutro local. Vamos aguardar para ver. Infelizmente, o tempo não joga a nosso favor. Espero que possa jogar a favor da Académica de Santarém. Aos actuais dirigentes academistas, em especial, votos de incentivo para continuarem a ajudar a Briosa a chegar ao centenário, cada vez com mais espírito de vitória e principalmente com a certeza que estão a ajudar a criar cidadãos de corpo inteiro. O exercício da cidadania é, talvez, o maior legado que podem deixar. Parabéns Académica !
  2. Decorreram as eleições para os órgãos sociais do CNEMA. Como é do conhecimento público, sofreram alguns adiamentos na tentativa de “concertar” posições divergentes entre o Presidente da Câmara de Santarém e os dirigentes do CNEMA. Aparentemente, os interesses do concelho e da região ficaram a ganhar. Vamos aguardar para verificar se os compromissos assumidos serão respeitados. Pela nossa parte sempre dissemos que o executivo deveria fazer-se representar ao seu mais alto nível. Felizmente, parece que é isso que irá acontecer. No entanto, já não percebemos como é que a Câmara Municipal de Santarém, com mais de 50 semanas disponíveis para realizar festas e animação da cidade escolhe a semana da Feira Nacional de Agricultura, da Feira do Ribatejo para fazer mais uma festa com animação nocturna, segundo o programa a que tive acesso. A Câmara Municipal de Santarém deveria contribuir para o sucesso da Feira Nacional de Agricultura, trabalhando activamente para que tal acontecesse e não criar acontecimentos concorrentes e suportados pelo dinheiro de todos nós. Aliás, enquanto accionista do CNEMA, a Câmara Municipal de Santarém deveria querer que todas as realizações fossem um sucesso para poder daí retirar os seus respectivos dividendos. Ao realizar uma actividade concorrente, a Câmara Municipal penaliza duplamente os seus munícipes e os cofres da autarquia. É inaceitável que tal possa acontecer. Escusado será dizer que esta decisão de realizar estes festejos na mesma altura que a Feira Nacional de Agricultura não foi objecto de discussão e decisão no seio do executivo municipal! O PSD e Moita Flores assim decidiram. Vamos aguardar para ver!
  3. Ao que parece, continua o folhetim entre a Câmara Municipal de Santarém e a CULT. Infelizmente os prejudicados até agora são os munícipes de Santarém. Guerras pessoais ou objectivos menos claros neste confronto têm dado como resultado o facto dos 30 milhões de euros que seriam gastos em saneamento básico e abastecimento de água no concelho, entre 2006 e 2009, terem ficado até agora cada vez mais longe de Santarém.


    Estas questões ou pseudo-guerras entre Moita Flores e o CNEMA e Moita Flores e a CULT têm algo em comum: um dos protagonistas e sempre os mesmos prejudicados: o concelho de Santarém e a qualidade de vida dos seus munícipes!

Rui Pedro de Sousa Barreiro

Sem comentários: