MAIS PS, ACREDITAR NO FUTURO!

Comissão Política Concelhia de Santarém:cpc.ps.santarem@gmail.com


10/26/2011

Comunicado - Secção do Vale de Santarém


Num país assolado por medidas altamente gravosas para os trabalhadores e reformados, levadas a cabo por um governo eleito por prometer exactamente o seu contrário, não pode a política local deixar de ser trazida à coacção sempre que tal se justifique.
É o que faz o Partido Socialista, que numa natural partilha de preocupações e de busca de soluções, vem junto da população do Vale de Santarém esclarecer alguns pontos que se encontram na ordem do dia:

1. DIFICULDADES FINANCEIRAS DA JUNTA 

A má gestão financeira, a ausência de planeamento e os gastos desmedidos da Câmara de Santarém em aquisições sumptuosas e inúteis orçadas em dezenas de milhões de euros (Presídio Militar e Escola Prática de Cavalaria por ex.), bem como um cortejo infindável de projectos megalómanos, festas festinhas e festarolas, fazem com que os órgãos autárquicos mais próximos da população, as Juntas de Freguesia, sejam os primeiros a sofrer com os incumprimentos do que está estabelecido por parte da própria Câmara.
Também as IPSS e as associações humanitárias, recreativas, culturais e desportivas sofrem na pele do mesmo mal.
As desculpas com a crise não podem ser aceites, pois o endividamento crescente e desordenado vem de muito antes deste período problemático.
A Câmara Municipal de Santarém deve oito meses e meio de duodécimos à Junta de Freguesia do Vale de Santarém, para além de dezenas de milhar de euros em obras e aquisição de bens, devidamente cabimentadas e orçamentadas, mas que nunca foram pagas.
A situação é de tal modo grave que já levou a que fossem membros da Junta a pagar do seu bolso os vencimentos de alguns funcionários e colaboradores, bem como outras despesas com carácter de urgência.

2. POSTO DE CORREIOS DO VALE DE SANTARÉM

Como já foi dado conhecimento pela Junta de Freguesia, face à decisão que os CTT tomaram de encerrar o Posto de Correios do Vale de Santarém, entendeu o PS votar favoravelmente na Assembleia de Freguesia a proposta apresentada a este órgão pelo Executivo da Junta. Esta proposta previa que o Serviço Postal fosse assumido pela Junta de Freguesia e transferido para as suas instalações.
Fizemo-lo partindo do princípio de que, na antevisão da privatização dos CTT, o Serviço Postal é um Serviço Público e que como tal deve ser mantido.
 
Assim não entenderam as outras forças políticas (PSD e CDU), que votaram contra esta proposta, tendo a mesma sido reprovada.
Não nos cabendo fazer futurologia, cumpre-nos alertar a população do Vale para o risco deste serviço cair nas mãos de privados, cujo objectivo será em primeira mão, não o de servir o público, mas natural e legitimamente, o de obter margens de lucro confortáveis.
O PS estará sempre ao lado da população do Vale de Santarém na defesa dos seus interesses e da qualidade de vida dos seus habitantes.

3.     EXTINÇÃO OU FUSÃO COM OUTRA, DA JUNTA DE FREGUESIA DO VALE DE SANTARÉM

Com a saída do Livro Verde da Reforma da Administração Local desencadeou-se uma onda de boatos acerca da extinção da Junta do Vale ou da sua fusão com outras Juntas.
Convém sublinhar que o que está na rua e ao dispor dos cidadãos, mais não é do que um conjunto de intenções, que após a discussão pública em curso tem que ser plasmado em Lei e votado na Assembleia da Republica.
Sobre este tema a posição oficial do PS decorre da Moção de estratégia política aprovada no último Congresso e que, em súmula, passamos a transcrever:

“Em relação às freguesias, é possível encontrar soluções de racionalidade, procedendo à eliminação da duplicação de estruturas administrativas, em particular nas zonas urbanas e nas sedes de concelho.
As populações locais devem ser previamente auscultadas e participar activamente nesse processo. A manutenção da identidade e a introdução de maior racionalidade constituirá um equilíbrio desejável.”

O Partido Socialista não abdica desta posição, a exemplo da posição política assumida no concelho de Lisboa.
Quanto ao futuro da sua autarquia, a população do Vale de Santarém tem que ser ouvida.
Ficamos onde estamos ou vamos para onde nos for mais favorável.
Ninguém nos empurra!

Vale de Santarém, Outubro de 2011
O Secretariado da Secção do PS do Vale de Santarém

Sem comentários: