MAIS PS, ACREDITAR NO FUTURO!

Comissão Política Concelhia de Santarém:cpc.ps.santarem@gmail.com


10/31/2006

"Só as palavras são, de certeza, boas” - W. B. Yeats “The Song of the Happy Shepherd”

Como em tudo na vida, temos bons e menos bons profissionais nas diferentes áreas. Infelizmente, também conhecemos o chamado “princípio de Peter à portuguesa”, isto é, se é incompetente, então promove-se . Esta situação acaba por provocar algum desânimo, muita desmotivação e provavelmente uma menor produtividade. Há certamente muitas razões para justificar o excelente desempenho de muitos portugueses além fronteiras e a menor “performance” de alguns portugueses que cá vivem e trabalham. Não vou entrar nessa discussão,até porque temos muitos e bons exemplos de excelência em Portugal.O que pretendo dizer é que é possível melhorar se também as nossas elites, os nossos dirigente, os nossos governantes melhorarem. Não podemos é ficar à espera que só os outros melhorem. Também nós, independentemente do grau de responsabilidade na sociedade, temos que procurar melhorar o nosso desempenho enquanto profissionais e enquanto cidadãos.


Foi recentemente notícia o assassínio de uma conceituada jornalista russa.
É uma situação inaceitável sob todos os pontos de vista. Não há democracia que sobreviva se os direitos elementares não forem respeitados.Uma jornalista respeitada pelos seus companheiros de profissão e admirada pelos seus leitores acaba por ser uma consciência crítica da sociedade onde está inserida.As graves suspeições sobre o envolvimento de alguns sectores neste crime devem deixar-nos preocupados!
Independentemente das melhores ou piores relações dos diferentes poderes com o jornalismo (onde como sabemos também é preciso separar o trigo do joio e onde também os poderes económicos e outros por vezes criam graves conflitos de interesse), não podemos esquecer que uma opinião pública esclarecida e crítica é fundamental para uma democracia verdadeiramente alicerçada e para criar cidadãos de corpo inteiro. O meu lamento e a minha solidariedade para a família e para a classe dos jornalistas.
O futebol português deu-nos mais uma alegria. Os nossos jovens conquistaram a possibilidade de brilharem no próximo europeu. Enquanto fã e sócio do Sporting fiquei muito satisfeito com a exibição da nossa selecção e dos jogadores do Sporting. Apesar desta alegria futebolística, não podemos esquecer os problemas do país e da nossa terra. Infelizmente, o PSD local não votou,no anterior mandato, favoravelmente a construção de dois campos sintéticos no futuro complexo desportivo Ladislau Botas e, neste mandato, suspendeu o projecto já adjudicado. Ainda estamos a tempo de recuperar duas infraestruturas fundamentais para a cidade que tinham financiamento comunitário. Aguardemos!
Não vou hoje retomar as hipóteses de reflexão que deixei ficar na última crónica. Há uma razão para isso. Passado um ano do novo executivo camarário estar em funções,temos de fazer um rápido balanço e infelizmente para o concelho de Santarém, não verificamos qualquer melhoria.
Temos constatado que há uma grande mestria na propaganda e na utilização da demagogia. Tem sido notável a capacidade de usar alguma comunicação social para fazer passar imagens completamente distorcidas da realidade. Basta lembrar, só a título de exemplo, as telenovelas totalmente ficcionadas a propósito da estátua de Salgueiro Maia ou das virtuais ossadas no cemitério. Agora, como nada se faz para além de muitas festas, apresentam-se “projectos novos” que nem são novos nem são projectos.
O problema não está nas inúmeras festas com artistas que fizeram a campanha eleitoral do PSD “gratuitamente”. O problema está no facto destes gastos serem feitos à custa de cortes nos investimentos necessários, na educação, nomeadamente nos transportes escolares ou nos transportes das nossas crianças para as piscinas municipais.
A incapacidade do actual executivo que “gere” a CMS em fazer avançar projectos concretos de desenvolvimento do concelho e que estavam em marcha, como o complexo turístico do Gualdim ou o Retail Park no CNEMA, são apenas dois dos muitos exemplos que, a juntar ao adiamento altamente gravoso da Empresa Águas do Ribatejo, demonstram que o concelho está a ser muito prejudicado. O actual governo tem servido de desculpa ao PSD para esconder a incapacidade até agora demonstrada. Tudo o que não se faz é culpa do anterior executivo ou do actual governo
Têm sido substituidos vários dirigentes da CMS com elevados custos financeiros e organizacionais. Até já foram substituidos alguns que tinham substituido outros! Ainda estamos no início do mandato e oxalá,para bem do Concelho, não seja possível fazer pior!
Por último, aqui ficam algumas recomendações de leitura:A Democracia, de Anthony Arblaster
Democracia e Participação, de Boaventura Sousa Santos
Ordem e Caos no Século XXI, de Robert Cooper

Rui Pedro Barreiro