MAIS PS, ACREDITAR NO FUTURO!

Comissão Política Concelhia de Santarém:cpc.ps.santarem@gmail.com


8/02/2007

Por culpa do PSD, Santarém perde 6,7 milhões de euros!

E o inevitável aconteceu!

A reprogramação dos fundos de coesão para o saneamento básico no âmbito da CULT/empresa Águas do Ribatejo já foi enviada para Bruxelas, não estando nela incluído o Município de Santarém.

Segundo proposta técnica do Programa Operacional do Ambiente (POA), a Câmara de Santarém, ao auto excluir-se do projecto das Águas do Ribatejo na fase em que o fez, pôs em causa a possibilidade de vir a beneficiar dos fundos comunitários para a área do saneamento.

É assim que, por teimosia, birra ou incompetência da maioria do PSD na Câmara, Santarém acaba de perder 6,7 milhões de euros imprescindíveis para a realização de obras estruturantes e indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

Ao contrário, a candidatura dos outros Municípios que integram a CULT e as Águas do Ribatejo recebeu despacho favorável, tendo-lhe sido atribuída a totalidade dos Fundos de Coesão num valor aproximado dos 28,5 milhões de euros.

A candidatura agora aprovada contempla já os investimentos no reforço da rede de abastecimento de água. Ou seja, o motivo que o PSD e o DR. Moita Flores alegaram para inviabilizar e empresa Águas do Ribatejo e caluniar tudo e todos, a não aprovação do Fundo de Coesão da Água, foi ultrapassa do pela CULT.

“Incompetência e desleixo”, foram este os adjectivos, entre outros, para qualificar os responsáveis da CULT. Como assentam bem estes adjectivos no executivo do PSD.

O PSD em estreita e estranha coligação com a CDU, quer na Câmara quer na Assembleia Municipal, tudo fizeram para retirar o Município de Santarém da empresa Águas do Ribatejo e criar uma empresa Águas de Santarém.

Esta nova empresa teria uma dependência dos fundos comunitários em tudo idêntica às Águas do Ribatejo. Certo será que não havendo fundos não haverá empresa, pois não é credível que o “parceiro privado” esteja disponível para perder cerca de 7 milhões de euros logo no arranque do seu negócio.

É Santarém e a qualidade de vida dos seus habitantes quem fica a perder.

O PS sempre se bateu pela integração regional, tendo avisado em devido tempo dos riscos que a estratégia individualista seguida pelo PSD podia causar.

Mais do que barafustar e gastar energias a lutar contra moinhos de vento, ficaria bem ao Dr. Moita Flores, ao PSD e à CDU virem dar razão ao Partido Socialista e em uníssono pedir a reintegração de Santarém nas Águas do Ribatejo.

O concelho de Santarém não pode ser gravemente prejudicado por incompetência ou falta de humildade dos seus governantes.

O Partido Socialista e os munícipes do Concelho exigem do Dr. Moita Flores e do PSD que reparem o mal que já fizeram a Santarém, recuperando o Fundo de Coesão que era de Santarém.

Santarém, 27 de Julho de 2007
O Secretariado da Comissão Política Concelhia de Santarém.