MAIS PS, ACREDITAR NO FUTURO!

Comissão Política Concelhia de Santarém:cpc.ps.santarem@gmail.com


5/30/2011

José Sócrates em Santarém - Terça-Feira dia 31 Maio pelas 17:30h

Terça-Feira, dia 31 de Maio pelas 17:30 h, grande arruada pelo Centro Histórico de Santarém com a participação de JOSÉ SÓCRATES.


Concentração junto ao cruzamento da Rua Dr.Teixeira Guedes com a Rua Capelo e Ivens.

Acompanhe os nossos candidatos!

5/29/2011

Agenda de campanha para o dia 30 de Maio, Segunda- Feira

Freixianda
09:00h - Mercado / Contactos com a População

Constância
10:30h - Goma Campos (Montalvo)
11:30h - Visita Santa Casa (Constância)
12:30h - Exploração de Agricultura Biológica (Santa Margarida)
13:00h - Almoço (Santa Margarida)

Chamusca / Carregueira
14:00h - Junta Freguesia (Carregueira)
14:30h - ECODEAL
16:00H - RESITEJO
17:00H - SOGEBAT
17:30H - AMBIGROUP
18:30H - Contactos com a População

Agenda de campanha para o dia 29 de Maio, Domingo

5/25/2011

Agenda de Campanha para o dia 26 de Maio, Quinta-Feira


Ourém
09.00h-Mercado Diário
11.30h-CNO da Insignare
12.30h-Almoço - Restaurante O Cabritas

Santarém
15.00h-Hospital Distrital Santarém
15.30h-Centro de Dia Santa Casa da Misericórdia
17.00h-Inter-Paroquial
17.30h-CPCJ Santarém
17.30h-Arruada pelo Centro Histórico (Encontro (17:30) -Taberna do Quinzena, R. Pedro Santarém)
20.00h-Jantar Festa do Bacalhau (Casa do Campino)

Cartaxo
21.30h-Debate Políticas Sociais

Acompanhe os nossos candidatos, Participe!

5/24/2011

Agenda de campanha para o dia 25 de Maio, Quarta-Feira - TRAMAGAL

--TRAMAGAL--
9.30 h - Encontro no Café da SAT, Largo dos Combatentes
10.00h - Futrimetal
10.30h - Casal da Coelheira
11.00h - ARTRAN e UTIT
12.00h - Centro Social
12.30h - Almoco O Barraqueiro Rossio
14.00h - Ass de Agricultores
15.00h - Fundicoes do Rossio Alferrarede
16.00h - Centro Social
16.30h - SAOV - azeite
17.30h - Vieira Alves
18.30h - Tecnopolo
19.00h - Jantar no Pego

Participem e acompanhem os nossos candidatos.

5/22/2011

Início oficial da Campanha Eleitoral

O dia 22 de Maio de 2011, marca o início da Campanha Eleitoral para as próximas eleições legislativas de 5 de Junho.


A Comissão Política Concelhia do PS de Santarém está em total sintonia com os candidatos do PS no Distrito, verificando com agrado a presença dos Camaradas Idália Salvador Serrão e Ricardo Segurado, como candidatos efectivos, e de José Raimundo Noras, como suplente.

Bom trabalho a todos, força e empenho.

Todos juntos, defendemos Portugal!

5/17/2011

Reflexão do Camarada José Carlos Antas

Quero com estas palavras apenas expressar a minha opinião, como militante socialista e cidadão interessado e preocupado. Os resultados das eleições presidenciais no passado mês de Janeiro, deverão servir de assunto para reflexão não só do Partido Socialista, mas de todos os outros partidos políticos do nosso país.

Este sufrágio sendo de enorme importância, dado que elege a figura de Estado de maior relevo na cadeia hierárquica nacional, teve uma elevada percentagem de abstenção. Isto é preocupante, pois reflecte o desinteresse e a descrença dos portugueses no sistema político vigente e nos seus intervenientes. Temos de repensar a forma de como actuar na sociedade e na vida pública, de como transmitir da melhor maneira a nossa mensagem ideológica, os nossos projectos, os nossos programas.

As campanhas eleitorais são antecedidas com uma intensa actividade pré-organizativa que vai trazendo os temas mais polémicos para a comunicação social, calculando posteriormente os seus efeitos com os barómetros fornecidos pelas empresas de sondagens. Hoje em dia, parece que interessa dizer que os outros adversários são piores que nós, porque falharam neste ou naquele aspecto, em vez de salientarmos que nós somos melhores porque apresentamos propostas mais realistas, adequadas e funcionais que irão trazer uma melhoria para a sociedade.

É importante estabelecer com os cidadãos uma comunicação transparente, positiva e aliciante em vez de remexer em assuntos paralelos, pessoais e obscuros que quase sempre acabam por gerar outros por parte dos adversários, numa cadeia negativa que arrasta o dialogo democrático e participativo para uma mera discussão sem objectivo.

Deste modo as pessoas afastam-se da política, mesmo em tempo de crise, sendo o voto uma das armas disponível ao cidadão-eleitor, uma grande percentagem dos portugueses abdica deste direito porque não vê alternativa nos símbolos ou nos nomes que estão impressos nos boletins de voto.

Por outro lado, a política na sua essência mais pura, deveria ser livre de interesses e clientelismos, e os políticos, de certo modo com algum altruísmo, deverão colocar-se ao serviço público, dando o melhor de si para o bem comum. Porém esta ideia, talvez um pouco exagerada para os dias que correm, está muito longe da realidade, muitos são os casos ao longo destes 36 anos de democracia que as pessoas que estão em cargos públicos “se servem” em vez de servir e isto afasta quem é honesto e simples da política e aproxima aqueles que sem escrúpulos também querem um pedaço.

Sinceramente, espero que as coisas mudem. Como optimista que sou, tenho esperança que Portugal consiga superar mais um momento de crise na sua história e demonstre com espírito de combate e sacrifício e que o Partido Socialista seja uma dessa forças catalisadoras positivas. Não posso com a derrota anunciada, acho que os portugueses embrandeceram com os subsídios da União Europeia e agora que a torneira está a fechar-se temos TODOS de acordar deste estado de letargia e arregaçar as mangas para trabalhar e melhorar cada vez mais este país que se encontra na periferia de uma Europa cada vez mais centralizada.

Uma palavra no âmbito regional…

A Concelhia do PS Santarém, tem se esforçado ao longo do seu mandato que, muita vez é comparado à travessia do deserto e tem oferecido o corpo às balas a um adversário político que ofende pessoalmente quem com ele não concorda. Porém, a nossa cidade continua como que adormecida num inebriante estado de sonolência, permitindo o que outrora em mandatos do PS não permitiria ou que pelo menos, iria protestar de forma veemente. A demagogia mediática de uma figura que aparenta simpatia e rectidão, mas que gere de uma forma aparentemente inconsequente a autarquia, tem chegado e sobrado para os cidadãos escalabitanos que, na sua maioria, parecem alheados.

Penso que o trabalho da Concelhia tem sido bastante positivo, procurando o contacto com as freguesias, elaborando um diagnóstico de problemas que afectam cada uma delas e ainda tentando manifestar-se através da comunicação social regional com comunicados pertinentes e ajustados. Todavia, a enorme dificuldade pelo atrás exposto, agravado pelo facto de o Partido Socialista estar no Governo em tempos de crise o que, naturalmente, causa desgaste da imagem pelas medidas tomadas e pelo próprio tempo que está no poder, vão trazer mais dificuldades no “trabalho de campo” de contacto directo com os cidadãos aos socialistas de Santarém.

Na minha opinião, a abordagem no meio externo ao Partido tem de ser persistente e inteligente, apontar soluções concretas e objectivas, denunciar as situações de gestão ruinosa e de compadrio nas empresas municipais e de outros aspectos que haja conhecimento, como por exemplo dos subsídios fantasma às associações, mas não de uma forma demasiadamente agressiva, mas firme e clara para que não hajam dúvidas da veracidade dos factos.

No meio interno do Partido, fomentar o debate, as moções estratégicas, linhas de acção, as ideias para o futuro de uma autarquia e respectivas freguesias que irão ter muito trabalho no futuro. Estarmos atentos e interventivos no processo de regionalização e de nova reorganização do território com os factores dimensão, população e serviços a serem determinantes para uma justa composição de cada região e respectivas freguesias.

É apenas uma simples reflexão que carece de uma maior profundidade e mais informação sobre os assuntos em concreto, mas que pretende alertar para alguns problemas e dificuldades actuais tentando dar um pequeno contributo, se assim o entenderem, para ponderação da Concelhia.

José Carlos Antas

5/14/2011

PS a subir... os outros a descer...

Resposta do Presidente da Comissão Política Concelhia, enviada para o jornal "O Mirante", relativa ao artigo de Opinião do Sr. Joaquim Emídio, que consta da edição do Mirante de 12 de Maio de 2011

"Exmo Senhor Director do Jornal “O Mirante”

Respeito a opinião que V.Exa semanalmente emite no seu jornal e que sempre leio com atenção. Mas permita-me discordar total e frontalmente com os comentários que faz no editorial desta semana. Como jornalista, saberá melhor do que ninguém os efeitos que qualquer frase, contextualizada, ou descontextualizada, tem na opinião pública. Salvo melhor opinião, os comentários de V.Exa são totalmente descontextualizados. As rotundas em causa e os seus eventuais custos não pagos - tem mesmo a certeza que são 2 milhões de euros? -, devem ser cabalmente sustentados por documentos, facto que até ao momento o Sr. Presidente da Câmara não foi capaz de fazer. Obviamente que V.Exa também não terá esses documentos. Mas a minha questão não se prende com as rotundas, mas sobretudo com o branqueamento das dívidas galopantes da Câmara Municipal de Santarém que resulta do seu escrito. Quer concorde, quer não concorde, quer goste, quer não goste, o aumento em mais de 35 milhões de euros da dívida da autarquia escalabitana, em apenas 6 anos, são resultado de uma disparatada gestão do Dr. Moita Flores. Não posso deixar de passar em claro este seu editorial a bem da verdade factual. Já agora: como é possível enviar uma prestação de contas para o Tribunal de Contas em 2006 – elaborado já pelo Dr. Moita Flores – sobre as contas da Câmara Municipal de Santarém de 2005 e agora dizer que afinal, existiam outros elementos a acrescentar? Então enganaram o Tribunal de Contas? Grave, muito grave. Os erros da gestão do PS ao longo de 30 anos – só não erra quem não decide – não podem, de modo nenhum, branquear e esconder a administração absurda de alguém que não tem jeito nenhum para a gestão da coisa pública. Aliás, quem esteve na última Assembleia Municipal certamente que escutou a argumentação dos deputados municipais do PS. Assim os reportem e escrevam na comunicação social escalabitana.

Agradeço a atenção dispensada

Com os melhores cumprimentos

Pedro Nuno Pimenta Braz"