MAIS PS, ACREDITAR NO FUTURO!

Comissão Política Concelhia de Santarém:cpc.ps.santarem@gmail.com


4/28/2010

COMUNICADO - A ESCOLA PRÁTICA DE CAVALARIA DE SANTARÉM, A FUNDAÇÃO DA LIBERDADE E O CONCELHO DE SANTARÉM

O Partido Socialista do Concelho de Santarém regozija-se e aplaude a atitude de elevada generosidade e dimensão cívica que o Primeiro-Ministro de Portugal, eleito pelo PS, Eng.º José Sócrates, fez a Santarém. A concretização, nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria, da Fundação da Liberdade, de dois Tribunais de Competência Especializada e do Futuro Tribunal da Relação de Santarém, ilustram, para além do reconhecimento evidente do papel histórico da EPC e dos militares de Santarém desempenharam na revolução dos cravos de 1974, uma imparcialidade e ética política que importa registar.


Uma vez mais o PS dá o exemplo de como se deve estar na política, honrando uma cidade e as suas gentes, independentemente da cor política de quem a dirige.

Cabe agora à Câmara Municipal de Santarém ser digna de tal honra, demonstrando competência na gestão de tão simbólico imóvel. O PS de Santarém espera que aquela área nobre da cidade, ao invés de ser objecto de especulação imobiliária, seja colocada ao serviço da cidade para usufruto de toda a população.

A memória do 25 de Abril e o gesto do Governo de Portugal a tal obrigam.


O Secretariado da Comissão Política do PS de Santarém

4/22/2010

Requalificação do Jardim da República

Foi com enorme espanto que li a notícia que a requalificação do Jardim da República em Santarém ganha prémio de Arquitectura Paisagista.


Penso que as obras no Jardim da República e noutros que nem comento não merecem a verba que ali foi gasta, destruíram o lago do Coreto e o lago de baixo, colocaram bancos de gosto duvidoso, revestimento de rochas calcária quebradiça e o mais importante não requalificaram o coberto vegetal da forma que era necessário. Segui a obra com atenção sempre na esperança que fizessem algo ao nível dos melhores jardins nacionais, europeus ou mesmo mundiais, mas não. Pensei em algo que justificasse a verba, canteiros com espécies aromáticas para pessoas invisuais, espécies vegetais autóctones e exóticas de elevado porte, um grande lago com vegetação exuberante rodeado de esplanadas como há em Paris, mas não foi isso que aconteceu. É neste momento um espaço solarengo sendo impossível de utilização nos dias quentes de Verão onde as temperaturas atingem facilmente os 40 ºC. Para ajudar retiraram o lago que se tornou um símbolo para as pessoas que nasceram em Santarém sendo ofensiva a atitude tomada.

Ares árvores lodões-bastardos (Celtis australis L.) reflectem a alteração de luminosidade, onde as espécies criptogâmicas epifíticas que são indicadores ambientais estão em clara regressão.

Como aspectos positivos reconheço a abertura do Convento de São Francisco nas imediações, como sendo um marco muito importante.

Devia de existir muito cuidado nos orçamentos para as obras, com bons técnicos a avaliar se de facto determinada intervenção merece o orçamento proposto e se muitas dessas intervenções podiam ou não serem realizadas com a “prata da casa” evitando-se gastos de verbas da Câmara, do governo Português ou da União Europeia (que não é um poço sem fundo). Essas verbas disponíveis podiam ser utilizadas noutras acções, como por exemplo ter as contas em dia. Esse é que seria um grande Prémio.

Espero que as equipas camarárias seguintes coloquem o Coreto como estava (já agora com espécies de aves e peixes no lago) e retirem as placas dos arquitectos que não tem nada de estar naquele local, mas sim no que foi construído de novo.

César Garcia

Investigador – PhD pela Universidade de Lisboa

4/20/2010

A Água

Confesso que não tenho muito a dizer sobre o negócio das águas, uma vez que a minha principal discordância surge a montante dessas negociatas que se têm vindo a fazer. Na verdade, sou absolutamente contra a privatização deste sector económico. Não percebo como é que o Estado aliena uma das suas missões mais nobres e com maior relevo social em termos de serviço público: assegurar que cada ser humano tenha água potável à sua disposição a preços razoáveis. Os seres vivos até podem resistir uns dias sem alimento, mas nunca sem água. É que não há vida biológica sem água. A água é sinónima de vida.


Então o Estado, representado pelos diversos governos que vão passando pelo poder, vende essa sua nobre obrigação a privados? Como me assumo ideologicamente social-democrata, i.e., sociológica e politicamente colocado à esquerda, não consigo perceber esta medida. Aliás, estou indignado com esta cedência inaceitável à ditadura do poder económico.

Senão veja-se: se há o direito alienável de todo o ser humano à vida e à vida com dignidade, então e por maioria de razão, o principal pressuposto para o exercício desse direito é a existência de água. No que à água diz respeito, os políticos venderam-se – uma vez mais – aos senhores todos poderosos do dinheiro, os quais humilham e subjugam quem se lhes atravessa.

Sublinhe-se que já existem conflitos internacionais devido à posse de aquíferos potáveis e, estou convencido, que os mesmos vão aumentar.

Em Portugal, depois do 25 de Abril, uma das principais conquistas da revolução dos cravos foi o estabelecimento de uma rede de abastecimento de água potável extensiva a todo o território nacional, acompanhada de um esforço notável no que concerne ao saneamento básico. Na verdade, o poder público – governo central e, principalmente, as autarquias -, desenvolveram um trabalho fantástico que nos deveria encher a todos de orgulho, quer pela dimensão que assumiu, quer pelo curto espaço de tempo em que foi conseguido. Semelhante a todo este esforço, apenas encontramos paralelo no Serviço Nacional de Saúde – temos a mais baixa taxa de mortalidade infantil de toda a OCDE! – e na redução drástica do analfabetismo – resultado também único em todo o mundo!

Dá até a sensação que os privados aguardaram em silêncio que toda a rede de água fosse montada, para depois abalroarem abruptamente e sem piedade todo um sector que é, simplesmente, essencial para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos. Neste contexto, os municípios começaram a ser forçados a vender parte substancial dos sectores das águas, visto que o polvo do sector privado que já nadava um pouco por todo lado começou, paulatinamente, a estender os seus tentáculos por todo o nosso território, cercando imparavelmente e com a aquiescência dos governos da nação, aqueles poucos municípios que ousavam resistir.

Obviamente, uma das formas de resistência que os municípios poderiam oferecer era funcionarem em bloco, agregando-se em associações intermunicipais, convidando parceiros privados, mas mantendo a maioria do capital na esfera pública. Não era uma vitória mas, para mim, seria uma derrota honrosa. Foi aquilo que a Câmara Municipal de Santarém tentou fazer em conjunto com autarquias vizinhas e que se designou – e ainda designa – Águas do Ribatejo.

Porém, o actual Presidente da Câmara Municipal de Santarém, qual génio saído da lâmpada, deliberou na sua insigne e excelsa erudição – que nos petrifica e esmaga quotidianamente -, que todos aqueles que integravam esse projecto eram mentecaptos e que apenas ele era inteligente. Aurea mediocritas! Claro, para Santarém e através daquela empresa, “apenas” estavam previstos mais de 6 milhões de contos em investimentos...

Julgando-se mais esperto que todos nós que sempre vivemos em Santarém, o Presidente da autarquia escalabitana quase conseguiu acabar com as Águas do Ribatejo e, saindo das mesmas, criou uma coisa denominada de Águas de Santarém, cujo parceiro privado ainda desconhecemos. Penso que todos perceberão que uma autarquia isolada nunca conseguirá sobreviver em condições razoáveis neste negócio, possuindo uma outra capacidade se inserida numa associação com outros municípios.

Saliente-se que com as Águas de Santarém os investimentos estão a anos-luz daqueles que estavam previstos para o Concelho de Santarém através das Águas do Ribatejo. Finalmente, convido o caro leitor a ir deitando o olho para o recibo das Águas de Santarém que lhe chega a casa todos os meses. Então, o que acha? Está contente? Olhe bem outra vez. Mais cara não é verdade? Pois é, pois é. E ainda vai ficar mais cara. Esteja atento caro leitor, esteja atento, porque o dinheiro vai sair ainda mais do seu bolso. Grande negócio este das Águas de Santarém!

Pedro Braz

O Protocolo, as Dívidas e os Princípios Morais

Na edição desta semana de um semanário da região, surge a informação de que a Câmara Municipal de Santarém (CMS) irá pagar uma avença mensal de 900€ a um técnico “para assegurar funções de protocolo e de bom atendimento na autarquia”. Até aqui nada de especial, a não ser que se tenha em atenção alguns destes factores: Juntas de Freguesia, Fornecedores e Situação Orçamental Camarária.


Comecemos então pelas Juntas de Freguesia. O executivo do PSD que lidera a CMS ainda só pagou metade dos duodécimos relativos ao mês de Dezembro, o que equivale a um atraso de cerca de 4 meses na liquidação daquele que é provavelmente o maior meio de subsistência daqueles órgãos de administração local. Mais, muitas são as Juntas que têm a receber do executivo municipal milhares de euros de obras que já realizaram, devidamente aprovadas pela Autarquia. Relembro-lhes que sem os duodécimos, torna-se praticamente impossível para os Presidentes de Junta pagarem os ordenados dos seus funcionários, garantirem os transportes escolares, entre outras valências. Uma coisa é certa, os Presidentes de Junta irão ser recebidos com muito “chá” e “cordialidade” quando se deslocarem aos paços do Concelho para tentarem averiguar do paradeiro do dinheiro que lhes é devido.

Ponto número dois: os fornecedores da Câmara. O presidente do executivo do PSD garantiu que iria pagar a(s) dívida(s) do município em 100 dias, pois bem, já lá vão 4 anos e meio de mandato e o cenário relativo às facturas por pagar é calamitoso. Novamente, aquando da “colecta das dívidas” os fornecedores dispuseram de várias “mordomias” à sua disposição.

Em relação à Situação Orçamental Camarária o cenário é tão nebuloso e devastador que pouco há a acrescentar. A questão primordial que se coloca nem será tanto o valor da avença mensal, mas sim o princípio que lhe está subjacente. O actual executivo, que transita do mandato anterior, põe à frente do interesse da população e da saúde financeira do concelho, princípios de “maquilhagem política”, preocupando-se com questões claramente secundárias e de vaidade, esquecendo-se que tem para com as pessoas que o elegeram o compromisso de uma gestão saudável e responsável dos parcos recursos financeiros que restam a Santarém.


Pela JS Santarém

Tiago Preguiça

4/19/2010

Realização de encontro do Secretariado da CPC com Autarcas, Candidatos, Militantes e Simpatizantes de Azoia de Cima, Azoia de Baixo, Romeira, Tremês e Várzea.

Dando sequência à estratégia delineada pelo Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS Santarém, e no seguimento das reuniões entretanto realizadas, realizou-se mais um encontro entre o Secretariado da CPC e Autarcas, Candidatos, Simpatizantes e Militantes do PS, desta vez das Freguesias de Azoia de Cima, Azoia de Baixo, Romeira, Tremês e Várzea.


O encontro decorreu no passado dia 16 de Abril na Azoia de Cima, e estiveram presentes mais de quarenta pessoas, o que o tornou um êxito.

Foram discutidos diversos assuntos enquadrados na actualidade política municipal e Nacional.

O Secretariado da Comissão Politica da Concelhia do PS Santarém, continua assim a seguir a estratégia delineada aquando da sua eleição.

O Secretariado da Comissão Politica da Concelhia do PS Santarém

4/14/2010

Encontro do Secretariado da CPC com Autarcas, Candidatos, Militantes e Simpatizantes de Azoia de Cima, Azoia de Baixo, Romeira, Tremês e Várzea.

Dando sequência à estratégia delineada pelo Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS Santarém, e no seguimento das reuniões entretanto realizadas, vai realizar-se mais um encontro entre o Secretariado da CPC e candidatos, simpatizantes e militantes do PS das Freguesias de Azoia de Cima, Azoia de Baixo, Romeira, Tremês e Várzea.


A novidade desta reunião será a participação também de autarcas.

O encontro está marcado para Sexta-Feira dia 16 de Abril às 21 Horas na Azoia de Cima – Associação AMICAIOZA.

O Secretariado da Comissão Politica da Concelhia do PS Santarém

4/09/2010

Reunião do Secretariado da CPC com a Direcção Nacional do PS

O Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS Santarém, foi recebido pela Direcção Nacional do Partido na passada 4ª feira, na sede sita no Largo do Rato em Lisboa.


Nessa reunião, para além da apresentação de cumprimentos, o PS de Santarém apresentou a sua análise à situação política do Concelho, objectivos a atingir e procedimentos organizativos.

A Direcção Nacional manifestou-se agradada com a postura da Comissão Política Concelhia, tendo demonstrado, de forma inequívoca, o apoio à Comissão Política Concelhia de Santarém no combate politico ao Partido Social-Democrata e ao Dr. Moita Flores.


O Secretariado da Comissão Politica da Concelhia do PS Santarém